m

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur
adipiscing elit. Etiam posuere varius
magna, ut accumsan quam pretium
vel. Duis ornare

Latest News
Follow Us
GO UP

História do Mardi Gras

Seguindo com nossa série de textos sobre o Mardi Gras hoje abordaremos o que é e como surgiu nos EUA a festa.

Segundo os historiadores, o evento é inspirado nas celebrações pagãs barulhentas da primavera e da fertilidade que aconteciam na Roma antiga. Quando o cristianismo chegou, os líderes religiosos resolveram incorporar algumas tradições populares e criaram desfiles com muita bebida e comida que marcava a despedida desses “prazeres” antes do período que ficou conhecido como quaresma.

Nos EUA, o Mardi Gras chegou através do explorador franco-canadense Pierre Le Moyne em 1699. Ele nomeou o seu acampamento como Point du Mardi Gras. E realizou um baile de gala num outro acampamento, cerca de 100 quilômetros a frente, na cidade de Nova Orleans.

A partir de 1703 os soldados e colonos franceses passaram a celebrar o Mardi Gras no estado de Louisiana. Em 1837, ocorreu o primeiro desfile de rua do evento, que ocorreu, para variar em Nova Orleans.

Em 1857 o desfile de rua passou a contar também com carros alegóricos. A festa foi crescendo e crescendo a ponto de hoje, quase 200 anos depois, ser a maior celebração do Mardi Gras fora da França.

Como sempre, a mais famosa celebração dos EUA acontece em Nova Orleans. Porém, engana-se quem pensa que ele pode ser comparado ao nosso carnaval brasileiro. Para os americanos, a palavra Carnival refere-se a parque de diversões, com algodão-doce, roda-gigante e outras atrações. Uma tradução mais fiel seria a nossa quermesse.

De fato, o que acontece no Mardi Gras é uma celebração que mistura tradição cultural com festas de rua. Bem diferente do que estamos acostumados no nosso carnaval.

De qualquer maneira, vale muito a pena não só conhecer o evento original de Nova Orleans. Mas também o que acontece no Universal Studios a partir de 9 de fevereiro. E claro, a Tio Nenê Orlando estará lá para mostrar tudo sobre mais esse acontecimento. Fiquem ligados!